Desde setembro de 2022, a FUNCABES está passando por dificuldades no processo de implantação do módulo e-Social, que é uma mudança significativa na forma de envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas e órgãos públicos. Esta implantação envolve uma série de ajustes, configurações e testes para garantir a conformidade com os requisitos legais.
A empresa contratada, fornecedora do sistema de gestão de pessoas, teve diversos problemas em seus softwares que fazem a comunicação com o sistema e-Social. Inicialmente, os problemas ocorreram no módulo correspondente aos eventos de admissão, afastamento e rescisão, o qual, atualmente, não mais apresenta divergências.
O módulo referente ao envio das folhas de pagamento ao site do e-social ainda está apresentando divergências de parametrização. Por esse motivo, no site “MEU INSS”/”Extrato de Contribuições (CNIS)”, constam somente os recolhimentos até o mês de novembro de 2022, já que o “MEU INSS” recebe as informações do e-Social.
Todos recolhimentos e os pagamentos das contribuições previdenciárias estão sendo efetuados tempestivamente, conforme comprovantes anexos, de modo que não haverá prejuízo aos empregados da Fundação. Conforme as divergências forem sendo corrigidas e as folhas de pagamento enviadas ao e-Social, as informações serão atualizadas no “MEU INSS”.
Taubaté, 16 de agosto de 2023.
Profa. Ma. Maria Angela Petrini
Diretora-Presidente da FUNCABES