A Comissão Interna de Prevenção de Acidente – CIPA é um grupo de trabalho, previsto na legislação trabalhista brasileira, que tem por objetivo traçar ações destinadas à prevenção da ocorrência de acidentes de trabalho e à promoção da saúde dos trabalhadores no meio ambiente laboral. Recentemente, também lhe foi atribuído o combate ao assédio do ambiente de trabalho, por ser assunto intimamente relacionado à saúde do trabalhador.
A comissão é formada por colegas de trabalho, sendo metade eleita pelos trabalhadores e outra metade indicada como representante da empregadora, para gestão de um ano. Na FUNCABES, a CIPA é composta por 18 membros, sendo 10 titulares e 8 suplentes.
ELEIÇÃO CIPA 2024/2025
GESTÃO 2023/2024
Tornamos pública a nomeação dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio – CIPA, gestão 2023/2024.
Tornamos pública a listagem dos membros eleitos para a gestão 2023/2024 da CIPA, bem como divulgamos a colocação final de todos os inscritos, com os respectivos números de votos. Ressaltamos, ainda, que de acordo com o Edital de Convocação para Eleições da CIPA, tornam-se membros da CIPA (dentre titulares e suplentes) apenas os eleitos até a 9º colocação.
Tornamos pública a lista de candidatos inscritos para a eleição dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA) – Gestão 2023/2023 – Edital da Cipa 2023
Confira a participação da CIPA no evento de capacitação de funcionários realizado em julho
Nos dias 12 e 13 de julho desse ano, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes participou da capacitação dos auxiliares de inclusão e intérprete de libras que atuam junto ao Ensino Fundamental, com o intuito de disseminar orientações sobre Saúde e Segurança no Trabalho.
Nos eventos, realizados nas unidades escolares Mourisco, Jardim dos Estados, Jabuticabeiras e Madre Cecília, a cipeira Amanda apresentou o grupo de trabalho e seus principais objetivos.
Além disso, abordou temas relacionados ao conceito e à caracterização do acidente de trabalho, especialmente na espécie “acidente de trajeto”, ressaltando a importância de prestar atenção e seguir às normas de trânsito.
Explicou o procedimento a ser adotado em caso de ocorrência de acidente de trabalho, qual seja, comunicar imediatamente à gestão da unidade escolar, ao supervisor da FUNCABES, à CIPA e ao SESMT, buscar imediatamente atendimento hospitalar e solicitar atestado médico com CID e entregar/enviar imediatamente o atestado médico à FUNCABES para abertura de CAT, além de seguir outras orientações que sejam passadas pela equipe.
Ressaltou, ainda, a importância da abertura de CAT para que os direitos do funcionário acidentado, tais como o recebimento de auxílio-doença acidentário, sejam resguardados.
Maio/2023
Anterior
Próximo
Confira a participação da CIPA no evento de capacitação de funcionários realizado em maio
No dia 06 de maio desse ano, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes participou da capacitação dos oficineiros, auxiliares escolares e auxiliares de educação do Ensino Infantil, com o intuito de disseminar orientações sobre Saúde e Segurança no Trabalho.
No evento, realizado no auditório do Sistema Educacional de Desenvolvimento Social – SEDES, a cipeira Amanda abordou temas relacionados ao conceito e à caracterização do acidente de trabalho, especialmente na espécie “acidente de trajeto”, ressaltando a importância de prestar atenção e seguir às normas de trânsito, conscientização promovida pelo “Maio Amarelo”.
Reforçou o procedimento a ser adotado em caso de ocorrência de acidente de trabalho, qual seja, comunicar imediatamente à gestão da unidade escolar, ao supervisor da FUNCABES, à CIPA e ao SESMT, buscar imediatamente atendimento hospitalar e solicitar atestado médico com CID e entregar/enviar imediatamente o atestado médico à FUNCABES para abertura de CAT, além de seguir outras orientações que sejam passadas pela equipe.
Além disso, relembrou sobre a importância da adequada higienização das mãos para o combate de doenças. A ação foi inspirada no dia mundial da higiene das mãos (05/05).
Jan e Fev/2023
Anterior
Próximo
Confira a participação da CIPA nos primeiros eventos de capacitação de funcionários da FUNCABES em 2023:
Nos dias 31 de janeiro e 01 e 04 de fevereiro desse ano, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes participou dos eventos de capacitação dos oficineiros, auxiliares técnico-administrativo, auxiliares escolares e auxiliares de educação do Ensino Infantil, com o intuito de disseminar orientações sobre Segurança e Medicina do Trabalho. Nos eventos, realizados no Departamento de Gestão de Empresas e Negócios da Unitau e no SEDES, os cipeiros e a Engenheira de Segurança do Trabalho apresentaram aos funcionários seus respectivos grupos de trabalho (CIPA e SESMT) e abordaram temas como ergonomia, acidente de trabalho, abono de faltas por atestado médico e saúde mental, além de ressaltar a importância da comunicação imediata de eventuais acidentes laborais à Fundação.
O principal objetivo é promover conhecimento e reflexão, despertando o olhar crítico dos funcionários sobre a importância da prevenção de acidentes, combate ao adoecimento, segurança e qualidade de vida no local de trabalho e fora dele. Também levá-los a conhecer o papel e ações da comissão, desenvolvendo o entendimento e cooperação necessários para levar adiante e com bons resultados o trabalho da CIPA.
Dia 07/10/2022
Anterior
Próximo
Confira o que aconteceu no treinamento dos novos membros da CIPA:
No dia 07/10/22 aconteceu o treinamento para os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e em seguida, a posse dos membros.
Durante o treinamento foram abordados temas como: a) estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; b) noções sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho decorrentes das condições de trabalho e da exposição aos riscos existentes no estabelecimento e suas medidas de prevenção; c) metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho; d) princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de prevenção de riscos; e) noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; f) noções sobre a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados nos processos de trabalho; g) organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.